Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Ciência Política - Parte I

Política é poder, tem tudo a ver com a forma de o alcançar e de o manter, pela forma pacífica ou violenta.
Tem tudo a ver com as relações entre quem detém e exerce o poder, quem manda, e quem obedece.

...tem tudo a ver com...quem manda e quem obedece

E estuda a forma como a desobediência condiciona o exercício do poder

... como a desobediência condiciona o exercício...

Aprendi hoje que há vários tipos de poder, para além do político, mas só me lembro dela ter falado do poder económico...

... e logo me lembrei de arranha-céus e vidros refletores...

...ou dos símbolos do fast food internacional...

Enquanto me esforço por encurtar distâncias entre o Norte e o Sul, resvalando sobre o asfalto da A 17, os céus confrontam-se, entre os raios de Sol que alaranjam o céu azul, a Norte, e o cinzento carregado que vem de Sul.
E lembro-me do mesmo silêncio de ontem à tarde, aquele que antecede qualquer tempestade, um silêncio fresco, com cheiro e uma luz quase mística.
Rolando na autoestrada com o único objetivo de furar a tempestade, quase me esqueço que é a M. que, há uma hora, me tenta explicar os fundamentos da ciência politica.
Entendes?
...E que as últimas imagens, as que permanecem na minha memória,de ontem ao fim da tarde - aquele único momento em que o mundo parece ficar suspenso de si próprio por breves minutos - nada têm a ver com a introdução a um qualquer compêndio de economia política ( ou a qualquer outro novo presságio), mas apenas com um lanche de crianças no Mc´Donalds da Boavista.
Afinal de contas a diferença entre política e ciência política é a diferença entre "praxis" e conceitos.
Mal posso esperar pelo quarto texto de trabalho, acerca do distinto Maquievel.











Sem comentários:

Enviar um comentário